Novembro Azul: servidores da Lottopar assistem à palestra “Saúde do Homem, Imunização é Fundamental”

Servidores receberam orientações sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de próstata e conscientização sobre autocuidado e saúde do homem
Publicação
17/11/2023 - 16:18

O dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e para reforçar a importância de deixar o preconceito e a vergonha de lados, a autarquia promoveu uma palestra ministrada pelo psicólogo da Secretaria da Saúde do Paraná, Wladimir Cid Bastos,  que reforçou medidas importantes para prevenir o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Também abordou todos os cuidados que o homem deve ter com a saúde de modo geral.

Para o diretor técnico da Lottopar, Rafael Halilla, ações como essas são importantes, pois “o Novembro Azul é crucial para conscientizar os homens para a prevenção e diagnóstico precoce no combate ao câncer de próstata”.

O ouvidor da Lottopar, Adalberto Carvalho, ressalta que “O Novembro Azul é destacado em todo o Estado do Paraná como mês de prevenção à saúde do homem. É interessante que a gente se cuide e faça a prevenção e isso não deve ocorrer somente no mês de novembro, mas penso que durante o ano todo o homem tem que se cuidar, porque a nossa saúde é uma só”. 

“A saúde do homem também merece atenção e o Novembro Azul reforça a importância dos exames preventivos, de criar hábitos saudáveis e ficar longe dos fatores de risco, mas esses cuidados têm que ser o ano todo”, destacou o diretor administrativo-financeiro da Lottopar, Rogério Nogueira.

“Nós tivemos hoje na Lottopar uma palestra sobre o Novembro Azul, sobre os cuidados com a saúde do homem e ficou muito clara a dificuldade de o homem ter cuidados com a saúde. É uma questão de preconceito, porque somos educados desde criança a nos comportarmos como fortes, que o homem não tem fraqueza e que não precisa se cuidar e que as coisas não acontecem com a gente. Mas não é bem assim, temos que cuidar”, ressaltou o colaborador Washington Lemos. 

SAÚDE PARANÁ – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lançou a campanha Novembro Azul, que este ano traz como tema central “Saúde do Homem: Imunização é Fundamental”. A Sesa reforça o alerta para que os homens mantenham suas cadernetas de vacinação em dia, lembrando que o tema “Imunização é Fundamental” foi criado para sensibilizar a população masculina quanto à importância desse cuidado, sendo comprovado que os homens morrem mais cedo em relação às mulheres e são mais negligentes nos cuidados relacionados à saúde. Para mais informações sobre essa e outras campanhas de saúde do Governo do Paraná, acesse o link.

LAÇO AZUL – A iniciativa teve origem na Austrália no ano de 2003 e chegou ao Brasil em 2008 e busca sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde. A busca por orientação e avaliação de um profissional habilitado é a principal medida que se deve adotar visando à prevenção do câncer de próstata e outras doenças.

CUIDADOS – Mudanças de hábitos ajudam a reduzir os fatores de risco relacionados ao câncer de próstata e a outras doenças. Entre os fatores de risco e mudanças no estilo de vida e que promovem uma saúde mais equilibrada estão o controle do tabaco, prevenção ao uso do álcool, prática de atividade física, alimentação saudável e combate ao sedentarismo e à obesidade.

Para acompanhar de perto o trabalho da Lottopar, acesse o Linktree com nossos canais de comunicação.

 

 

GALERIA DE IMAGENS